quarta-feira, setembro 22, 2010

Coluna Poesia III: Manhêeee, quero fazer poesia!

Se você é o tipo de pessoa sentimental que gosta de expressar tudo o que sente em forma de poesia e não consegue... está no lugar certo! No post de hoje vou ajudar e orientar de maneira rápida e clara sobre como você pode fazer uma poesia, e até para quem não gosta ou acha perda de tempo é bom tentar, pelo menos adquiri cultura e já pode colocar no currículo alguma coisa de interessante.
Para começar, você tem que se decidir se quer ter sua própria inspiração ou se quer achar um assunto do nada e tratar sobre ele (?), eu sei, essa segunda opção tá meio estranha mas é que tem gente que não consegue ver as coisas por um ângulo pior ou melhor e sempre precisa de um assunto para poder escrever (o que não é meu caso). Eu prezo muito a inspiração, e acho que poesia só tem "magia" se tiver sentimento no que é tratado.
Para os transeuntes leigos de plantão, poesia não é só quando o texto rima. E é difícil descrever poesia porque depende das formas e perspectivas de cada um, mas para mim, poesia não é só um texto qualquer. Poesia para mim é onde eu posso desabafar com mundo, é onde eu posso imaginar tudo e escrever tudo, é onde eu posso ser quem eu sou e ser principalmente livre, eu não me imagino sem escrever poesia, porque podem me tirar tudo (até meu querido blog e transeuntes) mas o direito de me expressar e me sentir nos meus próprios sentimentos através de poesias ninguém pode me tirar e vou sempre sempre sempre escrever. Mas, continuando, se você quer tentar escrever uma poesia e é principiante, vamos começar com um exemplo básico. Olhe para o seu pc, analise-o e veja o que ele é para você, escreva ou digite o que você pensa sobre o pc (pode ser coisa ruim ou boa), canalise o que você pensa para um sentimento, agora é só você preencher esse sentimento dentro de você e tentar demontrar isso nas palavras (lembrando que não precisa rimar), se você não conseguiu nada, leia o que saiu da minha cabeça e tente fazer o seu:

" Bom amigo,
aqui de novo estou.
Tentando um minuto de sabedoria, de alegria.
Meu companheiro de todas as horas,
que ouviu muitas histórias,
aceite meu agradecimento.
Quero estar com você até os fins dos tempos.
Obrigado por tudo 
e tente não se chatear,
com os vírus que eu deixei lhe entrar.
Obrigado
Obrigado."
Maria Iohara ...                                          

Bom, não ficou muito legal mas você pode fazer sobre outras coisas ou outros assuntos bem mais interessantes do jeito que eu lhe falei. Se você parar para pensar um pouquinho fica bem mais fácil e se você ler mais sobre o assunto também. Então mãos a obra e comece a ser um poeta/poetisa. Comente sobre o que você fez e escreva sua criação... Vai que vc goste e vire o próximo Edgar Allan Poe ??? Há esperanças nesse universo...

2 comentários:

  1. Curti muito, o que sentimos pode se tornar uma grande inspiração, e a poesia é uma forma maravilhosa de colocar para fora nossa visão e pensamentos!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza!!!! A poesia para mim também é muito importante e me segue para onde eu vou!

    ResponderExcluir